segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Incentivo a Leitura

A literatura de Monteiro Lobato foi a inspiração para a realização do trabalho.
As histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo foram usadas para dialogar sobre  valores e princípios no dia a dia das crianças.


Um conversa sobre a importância
dos estudos




Parabéns pelo trabalho de todos sobre Monteiro Lobato e o Sítio do Pica Pau Amarelo

 Anastácia,
 ofereceu seu famoso bolinho de chuva



                                                          

"Ao representar o mundo provoca e desloca o sujeito de sua forma de ver e sentir o outro, permitindo a vivência da alteridade e da descoberta do outro. Para Todorov (2010), a literatura abre ao infinito 
essa possibilidade de interação com os outros e, por isso, nos enriquece infinitamente 
[…] Longe de ser um simples entretenimento, ela permite que cada um responda 
melhor à sua vocação de ser humano (p. 23 e 24).
Assim, compreendo que a experiência com a leitura literária contribui 
significativamente para a formação das crianças, pois as histórias que lhes contamos e 
lemos podem proporcionar bem mais que uma mera distração momentânea,
constituindo-se em um processo dinâmico entre sujeitos que trocam experiências e 
encontram caminhos para ler a realidade. O ato de ler ou ouvir histórias estimula a 
imaginação que, por sua vez, possibilita a construção e o diálogo com o real. Para Silva 
(2008),
Pelo estímulo criativo que as narrativas exercem sobre as crianças, 
tornam-se referenciais de significação para elas e indicam signos 
concretos e singulares relativos a momentos específicos de sua própria 
história. Os contos de fadas, por exemplo, continuam atuando como 
recursos fundamentais da formação das crianças, auxiliando-as na 
busca de compreensão da realidade e de si mesmas (p.9).
Há muitas histórias infantis, além dos contos de fadas, que mobilizam a atenção, o encantamento, a imaginação, o estranhamento das crianças diante delas e que podem 
contribuir para a troca de experiências e compreensão da realidade. Nesse universo, impõe-se a figura de Monteiro Lobato que, por meio de suas narrativas, cria caminhos 
de fantasia capazes de conduzir seus leitores ao encontro com eles mesmos, com a aventura e com a liberdade de escolher, de pensar e de sentir."

TRAVASSOS, Sônia. LOBATO, INFÂNCIA E LEITURA: a obra infantil de 
Monteiro Lobato em diálogo com crianças na escola da atualidade. 
Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do 
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.


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