A literatura de Monteiro Lobato foi a inspiração para a realização do trabalho.
As histórias do Sítio do Pica Pau Amarelo foram usadas para dialogar sobre valores e princípios no dia a dia das crianças.
dos estudos
Parabéns pelo trabalho de todos sobre Monteiro Lobato e o Sítio do Pica Pau Amarelo
Anastácia,
ofereceu seu famoso bolinho de chuva
essa possibilidade de interação com os outros e, por isso, nos enriquece infinitamente
[…] Longe de ser um simples entretenimento, ela permite que cada um responda
melhor à sua vocação de ser humano (p. 23 e 24).
Assim, compreendo que a experiência com a leitura literária contribui
significativamente para a formação das crianças, pois as histórias que lhes contamos e
lemos podem proporcionar bem mais que uma mera distração momentânea,
constituindo-se em um processo dinâmico entre sujeitos que trocam experiências e
encontram caminhos para ler a realidade. O ato de ler ou ouvir histórias estimula a
imaginação que, por sua vez, possibilita a construção e o diálogo com o real. Para Silva
(2008),
Pelo estímulo criativo que as narrativas exercem sobre as crianças,
tornam-se referenciais de significação para elas e indicam signos
concretos e singulares relativos a momentos específicos de sua própria
história. Os contos de fadas, por exemplo, continuam atuando como
recursos fundamentais da formação das crianças, auxiliando-as na
busca de compreensão da realidade e de si mesmas (p.9).
contribuir para a troca de experiências e compreensão da realidade. Nesse universo, impõe-se a figura de Monteiro Lobato que, por meio de suas narrativas, cria caminhos
de fantasia capazes de conduzir seus leitores ao encontro com eles mesmos, com a aventura e com a liberdade de escolher, de pensar e de sentir."
TRAVASSOS, Sônia. LOBATO, INFÂNCIA E LEITURA: a obra infantil de
Monteiro Lobato em diálogo com crianças na escola da atualidade.
Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
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